Música tradicional grega em um mundo moderno
Músicos greco-australianos juntam forças para apresentar a música popular tradicional em um contexto contemporâneo.
Christella Dimitriou e os músicos Lizeta Kalimeri e Spiros Sakkas estarão lançando a obra “Safo, Kavafy” como parte da Exposição de Arte Antipodean Palatte deste ano.
“Safo, Kavafy” é baseado nos poemas eróticos da poetisa grega antiga Safo e o poeta grego moderno Konstantinos P. Kavafy. As composições são estruturadas em torno dos tradicionais modos e ritmos gregos que foram colocados em um contexto contemporâneo, utilizando a harmonia e a instrumentação modernas. Os textos foram mantidos na sua forma original.
O trabalho apresenta solistas de diversas origens musicais, incluindo a tradicional e a moderna música grega, a música bizantina, a música do Oriente Médio, as tradições clássicas e jazzísticas.
Alguns solistas de destaque incluem: Christos Konstantinou no bouzouki, Ken Schroder no saxofone e clarinete, John Norton no oud, suz e violões, Dimitris Kalantzis no piano, Racheal Cogan na flauta doce, Natalia Mann na harpa, Christella Dimitriou no bouzouki e bandolim, e os solistas da “Orquestra das Cores” Odysseas Korelis no violino e Vangeli Nina no violoncelo.
O tenor Spiros Sakkas é conhecido principalmente por suas colaborações com Manos Hadjidakis, Xenakis, Dimitris Mitropoulos, Angelique Ionatou e outros compositores contemporâneos.
Lizeta Kalimeri é uma artista já estabelecida que se dedica à nova música artística da Grécia (entechno) e também é destaque em gravações recentes de Christos Tsiamoulis e Giorgos Kazantzis, Louthovikos e outros.
Christella Dimitriou divide seu tempo entre Melbourne e Atenas, dedicando-se a uma obra original que combina a composição moderna com a arte visual.
A subjetividade e as interpretações vocais muito pessoais destes poemas líricos os transforma em canções modernas com um sentido profundamente erótico.
O folheto inclui traduções dos poemas de Safo em grego moderno por Sotiris Kakisis e traduções de Safo e Kavafy em inglês, bem como trabalhos artísticos de Christella Dimitriou.
Fonte: Neo Kosmos