Mikro, reinventando a música grega
Esta semana, ouvindo a minha rádio grega preferida, a Melodia FM de Atenas, fiquei intrigado com alguns remixes de canções antigas que de vez em quando pipocam na programação. Com isso, acabei descobrindo um dos grupos de música eletrônica mais interessantes da Grécia. O nome deles: Mikro.
Mikro é um grupo composto por quatro talentosos sujeitos: os pioneiros Nikos Bitzenis (Nikonn) eYiannis Lefkaditis (John-John), a vocalista Chloe Ann e o guitarrista 5irc. Se eu parasse esse texto por aqui, pareceria apenas a formação de mais um dos muitos grupos de música eletrônica no mundo. Mas, esses caras têm algo diferente. Desde 1998 eles vêm se dedicando a reinventar a música grega, tanto com músicas próprias quanto com releituras de canções consagradas da década de 1980, com uma mistura de ritmos como electro-pop, break beat, trip hop, disco, entre outros.
A banda foi formada em Thessaloniki, uma das capitais culturais da Grécia, no fim da década de 1990, com influências músicas vindas de bandas do electro-pop como Depeche Mode, Erasure, Duran Duran e New Order, daí o som característico eletrônico que eles deixam em cada um de seus trabalhos autorais e remixes.
Até o presente momento, são 9 álbuns lançados. Em 2003 eles lançaram uma coletânea de remixes que não foi lançada oficialmente, mas que fez muito sucesso por conta da divulgação nas rádios. Neste trabalho encontramos pérolas da música grega em versões revisitadas, como a bela Να με Θυμάσαι (Na me thymasai – Lembre-se de mim), da emblemática Melina Merkouri.
Ainda na coletânea há sucessos da saudosa Tzeni Vanou e Aliki Vougiouklaki. Entre outros remixes que valem a pena serem escutados há esses clássicos:
- Mairi Linta (Apagogi)
- Dimitris Horn e Maro Kontou (Pes mou mia leksi)
- Tzeni Vanou (Diplos glykos kaimos)
Aqui uma apresentação ao vivo do grupo ao lado de Eleni Tsaligopoulou, misturando Tzeni Vanou (Ksypna agapi mou – Acorde, meu amor) e Donna Summer (I feel love).
Que tesouro! Obrigado, Marcelo. Estou há um tempinho estudando grego e agora cheguei no estágio de poder ligar coerentemente as palavras umas com as outras. Resolvi aprender umas canções — a começar pelas de Melina Mercouri, de que escolhi Να με Θυμάσαι. Daí ter chegado aqui. Valeu!
Oi, Borges! Desculpe a demora em responder.
Puxa, que legal que está aprendendo grego e que o site te deu alguma ajuda. Fico muito feliz por ter encontrado material aqui, especialmente traduções, que te ajudam aí a continuar aprendendo!
Seja muito bem vindo e sinta-se em casa!
Na’sai kala!
Amo demais a música grega, principalmente as musicas de 1980, 90,. Amo a Grécia e todo ano sempre volto para essa minha segunda Pátria. Tb não sou grega mas desde a primeira vez que fui pra Grecia eu já sabia que sempre voltaria.
Que legal, Cibele! Eu também gosto mais das músicas mais antigas. Quem me dera ir todo ano pra lá! Fui duas vezes e já foi um sonho 🙂
Gosto muito dacultura grega!Gosto da música,arte,história,geográficamente e não sou grega.Amo a Grécia.
Que legal, Maria! Eu também não sou grego e amo a música e a cultura gregas! Seja bem vinda ao site!